Anderson de Santana

Anderson de Santana

FEBAB/USP

Bibliotecário, Chefe Técnico da Biblioteca do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Coordenou diversas divisões do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas (DT-SIBi) da Universidade de São Paulo (USP). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência em gestão de projetos de tecnologia da informação, como sistemas de buscas e bibliotecas digitais. Desenvolve pesquisas ligadas à estudos bibliométricos e impacto da Ciência Aberta. É membro da Diretoria Executiva da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) desde 2017.

14:00 - 14:45
Auditório do CSE UFSC

Acordos Transformativos e seus impactos na Ciência Aberta

09:00 - 10:00
CentroSul - Auditório Principal

Palestra "Bibliotecas construindo o futuro com a sociedade"

"O futuro do conhecimento depende das bibliotecas. Esse futuro começa aqui". Esta é a frase que encabeça a página sobre as bibliotecas do MIT. Com um planejamento estratégico constantemente revisitado e atualizado, a visão do MIT Libraries é a de que as pessoas tenham acesso ao conhecimento e que suas vozes sejam ouvidas. Mas como isso acontece na prática? Receberemos Chris Bourg, Diretora do MIT Libraries, para explorarmos como tem sido tornar essa visão tão desafiadora.

10:00 - 12:00
CentroSul - Sala Tapera

Mesa-redonda "Plataformas de gestão de serviços de biblioteca: Alma e FOLIO"

A evolução tecnológica tem sido cadas vez mais rápida e tornando nosso dia-a-dia mais prático e automatizado. Para as Bibliotecas não tem sido diferente, a evolução ocorrida desde os primeiros catálogos eletrônicos para as atuais plataformas de gestão de serviços de biblioteca (Library Service Platform) abrem um novo caminho para repensarmos todas as rotinas. Nesta mesa-redonda teremos as duas principais soluções existentes no mercado mundial: Alma (Clarivate) e FOLIO (Ebsco). Participe conosco dessas discussões e traga suas dúvidas.