Durante a cerimônia de encerramento, foram anunciados os melhores trabalhos do XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Nesta edição, as submissões foram realizadas em 5 eixos temáticos: 1) Gestão de Bibliotecas; 2) Produtos e Serviços; 3) Bibliotecas e Sociedade; 4) Inovação e Tecnologias e 5) Ciência Aberta. O evento recebeu 337 trabalhos em formato de resumos expandidos que foram avaliados por pares e às cegas, por uma comissão composta por mais de 100 avaliadores.
Os critérios que estabeleceram a qualidade dos melhores trabalhos foram: Originalidade e inovação; Clareza na apresentação dos objetivos do trabalho; Adequação da metodologia aos objetivos do trabalho; Adequação da revisão de literatura/documentos citados; Coerência, clareza e objetividade na apresentação dos trabalhos e Qualidade do texto.
Os melhores trabalhos serão publicados em versão expandida na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, da FEBAB (Quais A3). Abaixo a lista dos vencedores:
Eixo 1 – Gestão de bibliotecas
Design Thinking para serviços e produtos da Biblioteca da EESC/USP durante a pandemia de Covid-19 – de Elenise Maria de Araujo (USP) e Eduardo Graziosi Silva (USP).
Framework Serviços Fundamentais para BU com enfoque nos ODS da Agenda 2030 – de Tatiana Rossi (UFSC) e Marli Dias (UFSC).
Eixo 2 – Produtos e Serviços
Minuto da Biblioteca: a produção do podcast da Biblioteca do CFCH/UFRJ – de Leonardo Talone (UFRJ), Érica Resende (UFRJ) e Marília Santos Macedo (UFRJ).
Bibliotecas universitárias da Região Norte e serviços ofertados em tempos pandêmicos: percepções dos bibliotecários atuantes – de Danielly Inomata (UFAM), Jaqueline de Oliveira (UFAM) e Jeane Macelino Galvez (UFAM).
Eixo 3 – Biblioteca e Sociedade
Quesitos do Censo da Educação Superior como parâmetros para políticas de inclusão em bibliotecas: estudo de caso do Instituto Federal do Maranhão – de Janaina Abreu (IFMA) e Cládice Diniz (UNIRIO).
Acessibilidade informacional em sites de bibliotecas de Universidades Públicas Federais de Santa Catarina – de Luciane Paula Vital (UFSC), Juliana Braga (UFSC), Bianca Denck (UFSC) e Callu Bamberg (UFSC).
Eixo 4 – Inovação e Tecnologias
O impacto da inteligência artificial na gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: desafios e soluções – de Giuliano Ferreira (PUC Rio).
Fontes de informação, internet e novos desafios com a Inteligência Artificial – de Bruna Beatriz de Moura Vieira (UDESC) e Ketry dos Passos (UDESC).
Eixo 5 – Ciência Aberta
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias – de Ana Cristina Gomes Santos (UFRA).
Repositórios institucionais como facilitadores do acesso público à informação: contribuindo para a meta 16.10 da Agenda 2030 – de Ádja Câmara (IFPE), Amanda Nascimento (IFPE), Gutemberg Virgínio do Nascimento (IFPE) e Alexandre Câmara (IFPE).