Notícias

Conheça os melhores trabalhos do SNBU 2023

Autores dos melhores trabalhos junto da Comissão Científica. Crédito: Tóia Oliveira.

Durante a cerimônia de encerramento, foram anunciados os melhores trabalhos do XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Nesta edição, as submissões foram realizadas em 5 eixos temáticos: 1) Gestão de Bibliotecas; 2) Produtos e Serviços; 3) Bibliotecas e Sociedade; 4) Inovação e Tecnologias e 5) Ciência Aberta. O evento recebeu 337 trabalhos em formato de resumos expandidos que foram avaliados por pares e às cegas, por uma comissão composta por mais de 100 avaliadores.

Os critérios que estabeleceram a qualidade dos melhores trabalhos foram: Originalidade e inovação; Clareza na apresentação dos objetivos do trabalho; Adequação da metodologia aos objetivos do trabalho; Adequação da revisão de literatura/documentos citados; Coerência, clareza e objetividade na apresentação dos trabalhos e Qualidade do texto.

Os melhores trabalhos serão publicados em versão expandida na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, da FEBAB (Quais A3). Abaixo a lista dos vencedores:

Eixo 1 – Gestão de bibliotecas

Design Thinking para serviços e produtos da Biblioteca da EESC/USP durante a pandemia de Covid-19 – de Elenise Maria de Araujo (USP) e Eduardo Graziosi Silva (USP).

Framework Serviços Fundamentais para BU com enfoque nos ODS da Agenda 2030 – de Tatiana Rossi (UFSC) e Marli Dias (UFSC).

Eixo 2 – Produtos e Serviços

Minuto da Biblioteca: a produção do podcast da Biblioteca do CFCH/UFRJ – de Leonardo Talone (UFRJ), Érica Resende (UFRJ) e Marília Santos Macedo (UFRJ).

Bibliotecas universitárias da Região Norte e serviços ofertados em tempos pandêmicos: percepções dos bibliotecários atuantes – de Danielly Inomata (UFAM), Jaqueline de Oliveira (UFAM) e Jeane Macelino Galvez (UFAM).

Eixo 3 – Biblioteca e Sociedade

Quesitos do Censo da Educação Superior como parâmetros para políticas de inclusão em bibliotecas: estudo de caso do Instituto Federal do Maranhão – de Janaina Abreu (IFMA) e Cládice Diniz (UNIRIO).

Acessibilidade informacional em sites de bibliotecas de Universidades Públicas Federais de Santa Catarina – de Luciane Paula Vital (UFSC), Juliana Braga (UFSC), Bianca Denck (UFSC) e Callu Bamberg (UFSC).

Eixo 4 – Inovação e Tecnologias

O impacto da inteligência artificial na gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: desafios e soluções – de Giuliano Ferreira (PUC Rio).

Fontes de informação, internet e novos desafios com a Inteligência Artificial – de Bruna Beatriz de Moura Vieira (UDESC) e Ketry dos Passos (UDESC).

Eixo 5 – Ciência Aberta

Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias – de Ana Cristina Gomes Santos (UFRA).

Repositórios institucionais como facilitadores do acesso público à informação: contribuindo para a meta 16.10 da Agenda 2030 – de Ádja Câmara (IFPE), Amanda Nascimento (IFPE), Gutemberg Virgínio do Nascimento (IFPE) e Alexandre Câmara (IFPE).

Inscrição para um dia de evento

Você não tem condições de participar de todos os dias do SNBU? Tem interesse em somente uma atividade específica? Agora estão abertas as inscrições para um dia de evento!

Profissionais e estudantes (graduação ou pós) que estejam com filiação em dia junto às Associações de bibliotecários ou à própria FEBAB, pagam R$200,00 e quem não for filiado, R$230,00. Esta modalidade não aceita empenho

As orientações para inscrição estão em https://snbu2023.febab.org/inscricoes/

Lançamento de livros

Após análise das propostas recebidas, em atendimento à Chamada para Lançamento de Livros no SNBU 2023, a Comissão Científica informa que onze títulos foram selecionados.

O lançamento dos livros, bem como a oportunidade de conversar com os autores e garantir seus exemplares, acontecerá no dia 29 de novembro, às 16h, na Sala Tapera, do CentroSul.

Carta de acolhimento para participantes das mesas colaborativas

Inspirada por eventos internacionais, como o Congresso Internacional da IFLA e o Next Library, a Comissão Científica do SNBU 2023 inova ao trazer as apresentações de trabalhos em mesas colaborativas e a opção complementar de compartilhar os trabalhos também em vídeo. Preparamos uma carta de acolhimento detalhando as instruções sobre as mesas e o envio dos vídeos. Esperamos por vocês no #SNBU2023!

Atualização: O prazo para envio do vídeo foi prorrogado para 15/11.

Programação prévia das sessões de trabalhos

A Comissão Científica do XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitária torna pública a programação prévia das sessões de trabalhos.

Vocês verão que estamos inovando com esse processo, trazendo uma dinâmica nova para os eventos da área em nosso país. Inspirada por eventos internacionais, como o Congresso Internacional da IFLA e o Next Library, a Comissão elaborou a dinâmica de Mesas Colaborativas. Isso não demandará a elaboração de slides, tornando esse momento mais dinâmico e fugindo da “formalidade” que estamos habituadas e habituados a ver. Queremos promover a construção de conhecimento coletivo que, ao final, além de materializar os Anais de Eventos, irá propor um documento de tendência e soluções para as bibliotecas universitárias brasileiras. Isso tudo vindo das experiências e reflexões relatadas nos trabalhos que vocês enviaram.

Informamos ainda que os trabalhos que constam nessa programação prévia são das pessoas autoras que enviaram as versões finais de seu trabalho dentro do prazo estipulado, ou seja, devidamente formatado e com os dados de autoria inseridos.

Em caso de dúvidas, você pode escrever para snbu@febab.org

Eventos complementares aprovados

Recebemos até 30 de junho propostas de eventos complementares ao SNBU, a partir do edital 01/2023. Nosso intuito era o de incentivar a realização de eventos técnicos-científicos relevantes para a Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira e promover o debate e o compartilhamento de experiências. Tudo isso norteado por critérios isonômicos para a realização das propostas.

Recebemos oito propostos e temos a satisfação de anunciar os seis eventos que foram aprovados:

  • Reunião da Rede Norte de Repositórios Digitais
  • I Encontro Nacional das Bibliotecas de Colégios de Aplicação
  • I Fórum CRUESP Bibliotecas: A Biblioteca como agente social e transformador
  • XII Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
  • Cocriação de novos produtos e serviços para a Rede de Bibliotecas Senac SC
  • Projeto Pinakes: modernização dos serviços bibliográficos tradicionais do IBICT e a construção de suas infraestruturas informacionais e tecnológicas.

Alguns detalhes importantes sobre esses eventos complementares:

  • Eles acontecerão nos dias 27 e/ou 28 de novembro;
  • Estar inscrito no SNBU não garante inscrição para o evento complementar de seu interesse. É necessário que você se inscreva por uma questão de logística e para que receba seu certificado depois. A abertura das inscrições será amplamente divulgada nas mídias sociais do SNBU;
  • A programação e demais itens são de responsabilidade das pessoas/instituições proponentes de cada evento complementar. À medida que a Comissão de Comunicação do SNBU for recebendo as informações, irá publicará-las no site e nas mídias sociais.

Edital de Eventos Complementares

Estão abertas as inscrições de propostas de eventos técnico-científicos, com temática relevante para a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, para serem realizados de forma complementar à programação oficial XXII SNBU.

Os critérios para seleção dos eventos, as condições para realização e os procedimentos para inscrição estão descritos no Edital n. 01/2023 Seleção de propostas de eventos complementares à programação do XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitária (SNBU).

Cronograma:

30/06/2023Prazo para submissão de propostas
10/07/2023Divulgação das propostas aprovadas
27 e 28/11/2023 Realização dos eventos aprovados


Conheça os eventos complementares aprovados!