Bibliotecas e sustentabilidade: inovação, ciência e sociedade

Realizado desde 1978, o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias chega em sua 22ª edição com o tema “Bibliotecas e sustentabilidade: inovação, ciência e sociedade”, sob organização da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU UFSC) e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). O evento acontecerá em Florianópolis, no CentroSul, de 28/11 a 01/12.

Bibliotecas universitárias devem se inserir ativamente nas discussões acerca do desenvolvimento sustentável, promovendo o seu protagonismo ativo, dinâmico e flexível e se engajando continuamente em práticas, serviços e ações norteadas para o desenvolvimento sustentável. Este alinhamento incorpora-se ao que preconiza a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que entraram na pauta da Biblioteconomia brasileira em 2016.

Ao considerarmos que o acesso à informação é uma questão transversal que apoia todas as áreas de desenvolvimento, as bibliotecas universitárias têm papel fundamental nos planos de desenvolvimento nacionais e regionais. São inclusive instrumentos de significativa importância para o fortalecimento de suas comunidades, seja a da universidade como a da região em que se insere.

Além de tudo isso, o SNBU 2023 acontece em um ano muito especial e comemorativo para a área em Santa Catarina: são 50 anos dos cursos de graduação em Biblioteconomia da UFSC e da UDESC, 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UDESC!

A Comissão Organizadora, desde a concepção até a execução do SNBU 2023, fundamenta-se em valores com inovação, sustentabilidade e diversidade inovação, sustentabilidade e diversidade.

Inovação: busca por soluções inovadoras para a gestão do SNBU, para as temáticas em debate e para as formas de socialização das experiências durante o Seminário.

Sustentabilidade: compromisso com ações responsáveis e éticas no uso dos espaços, prezando e promovendo o respeito nas relações interpessoais e com o ambiente.

Diversidade: promoção de ações científicas e culturais que promovam a inclusão social de forma equitativa, evidenciando a diversidade de cores, gênero, sexualidade, corpos e etnias.

Compartilhe experiências!