Bianca Amaro

Bianca Amaro

IBICT

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra (Espanha) e graduada em Biblioteconomia, Direito e Letras. Membro do Conselho Diretivo da Rede de Repositórios de Acesso Aberto à Ciência (LA Referencia). Membro do Comitê Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), Copresidente da Research Data Alliance (RDA-Brazil), Coordenadora do Centro Brasileiro do Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. (Latindex), Coordenadora do Programa Brasileiro de Ciência Aberta do IBICT. Coordenadora-Geral de Informações Científicas e Técnicas, onde coordena os seguintes sistemas e projetos: Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Diretório de Políticas de Acesso Aberto para Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim); e os projetos Repositórios Digitais de Acesso Aberto, Repositórios de Dados de Pesquisa em Acesso Aberto; Revistas Científicas Brasileiras de Acesso Aberto e; Catálogo Integrado Brasileiro de Registros Bibliográficos (Pinakes). Ponto Focal Setorial na área temática de Repositório Científico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Co-organizadora das Conferências Luso-Brasileiras de Ciência Aberta (ConfOA). Vencedora do prêmio International Electronic Publishing Trust for Development (EPT 2015).

14:05 - 14:45
Auditório CSE UFSC

Entre o Acesso Aberto e a Ciência Aberta, qualidade e disseminação de revistas científicas

Trajetória do surgimento do movimento de Acesso Aberto e da Ciência Aberta. Avaliação e qualidade de revistas científicas. Produtos Ibict no contexto das revistas científicas: Diadorim, Manuelzão e Miguilim.

14:45 - 15:25
Auditório CSE UFSC

A Via Verde, os repositórios institucionais e os repositórios de dados

Definição e trajetória da Via Verde. Ações do Ibict na disseminação e implementação de repositórios institucionais. Repositórios de dados. Produtos do Ibict voltados para os repositórios institucionais e repositórios de dados.

09:05 - 09:10
Auditório do CSE UFSC

Projeto Pinakes: Histórico

15:30 - 17:30
CentroSul - Sala Tapera

Conheça o Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira - BrCris

O ecossistema da pesquisa envolve a presença de diversos atores que interagem entre si. Com o Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira (BrCris), a comunidade científica brasileira acessa o conjunto de informações e dados sobre a produção científica nacional que atualmente está disperso por diferentes fontes e plataformas. A plataforma online desenvolvida pelo Ibict que integra vários sistemas de informação de suporte à atividade científica, análises e visualização de dados técnico-científicos do Brasil. Trata-se de um modelo único de organização da informação científica de todo o ecossistema de pesquisa nacional.

10:00 - 11:30
CentroSul - Auditório Principal

Mesa redonda "Ciência aberta: panorama brasileiro frente ao cenário internacional"

As iniciativas que visam ao acesso da produção científica podem ter sua demarcação a partir de 1971, com o lançamento do Projeto Gutenberg. De lá para cá, manifestos, políticas públicas, produtos e serviços informacionais foram para potencializar esse panorama, respeitando realidades locais para um impacto global. Este pano de fundo foi fundamental para a evolução das discussões de que não basta somente que o acesso seja aberto, mas todo o processo da construção científica. Diante disso, reconhecendo a importância do Brasil para outros países em seus esforços pelo acesso aberto, essa mesa buscará discutir em que patamar se encontra agora nosso país no cenário internacional da ciência aberta. É novamente um papel de destaque? Que produtos e serviços têm sido desenvolvidos? Os repositórios das bibliotecas estão acompanhando esse movimento? Que desafios têm sido encontrados e quais são as experiências exitosas oriundas das bibliotecas universitárias que podem ser destacadas?

09:00 - 12:00
Auditório do CSE UFSC

Projeto Pinakes: modernização dos serviços bibliográficos tradicionais do Ibict e a construção de suas infraestruturas informacionais e tecnológicas

Evento complementar promovido pelo IBICT. Informações e inscrições gratuitas em: neste link

14:00 - 17:00
Auditório do CSE UFSC

Ciência Aberta Brasil: ações, produtos e serviços do Ibict para o desenvolvimento da ciência nacional.

Evento complementar promovido pelo Ibict para apresentação de seus produtos e serviços em prol da ciência aberta no país. Informações e inscrições gratuitas em: neste link