Maristela Campos
UFSC
Doutora e Mestra em Letras Inglês e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduada em Letras-Inglês pela Universidade do Planalto Catarinense. Atualmente é professora de Inglês do Colégio de Aplicação atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino da língua estrangeira, inglês como língua estrangeira, literaturas afrocanadense, afroamericana e afrobrasileira, literatura comparada, intertextualidade poético-musical, jazz, blues, e samba como poéticas de resistência na diáspora africana nas Américas.Membro da Cátedra Antonieta de Barros da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Alteritas - Pesquisa e Estudos em Diferença, Arte e Educação (CNPq). Vice presidente da Comissão de Formulação, Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas da Educação Básica da UFSC.Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formas Transitórias de Uma Poética Musical Diaspórica coordenado pelo Professor Dr. Sandro Ricardo Rosa.
Roda de conversa: "Adversidades da diversidade: caminhos para pensar uma biblioteca escolar para todos
Questões raciais em bibliotecas universitárias
A mesa buscará promover uma discussão em torno das bibliotecas universitárias, além da própria universidade, como espaços que respeitem e valorizem as questões étnico-raciais. Uma atuação que contemple desde a formação do acervo, até o acolhimento das pessoas e a valorização de profissionais.
I Encontro Nacional de Bibliotecas de Colégios de Aplicação
O I Encontro Nacional de Bibliotecas de Colégios de Aplicação convida bibliotecários, professores, e demais trabalhadores de Colégios de Aplicação a compartilharem suas experiências e dialogarem acerca desse espaço único dentro das Universidades. A primeira edição desse evento propõe a integração dos profissionais, dialogar e refletir sobre a existência de uma identidade coletiva voltada para a formação inicial e continuada de profissionais que atuam na área da Educação. E debater sobre as práticas dessas bibliotecas alinhadas à perspectiva de uma biblioteca para todos, que visa o respeito à diversidade étnico-racial, de corpo, gênero e sexualidade, voltada ao acesso à direitos fundamentais e à construção de cidadãos críticos, ativos e competentes em informação. Informações e Inscrições: neste link